Resenha: “A Sombra do Vento” de Carlos Ruiz Zafón

Bem, hoje começarei à postar Resenhas aqui no blog, e resolvi começar com um livro que terminei de ler à pouco tempo, que eu já tinha lido resumo e após ler ele inteiro me fez entender porquê alguns blogs e sites se referem à ele usando palavras como 'espetacular'...




“A Sombra do Vento” de Carlos Ruiz Zafón



Daniel Sempere, um jovem sem mãe, nascido na época após o fim da Guerra Civil espanhola, mora com o seu pai, um alfarrabista, na cidade de Barcelona. Um dia, o pai leva-o ao cemitério dos livros esquecidos, um armazém, guardado por um velhote com cara de diabrete que encerra no seu interior todos aqueles livros que o mundo esqueceu. Daniel tem ainda a oportunidade de escolher um livro, um qualquer, por ser esta a sua primeira visita a este lugar. O Jovem escolhe “A Sombra do Vento” de Julian Carax, um livro que o deixa fascinado desde o primeiro momento e pelo qual começa a nutrir uma verdadeira obsessão. Procura então outras obras deste autor e descobre que não existem pois uma personagem misteriosa dedica-se a queimar todos os exemplares escritos por Julian Carax. Aguçado pela intriga Sempere procura desvendar a história sobre este autor misterioso, que embora nascido em Barcelona morava em Paris, ganhando a vida como pianista num bordel.


Os destaques do livro são: ter um mistério para desvendar, ter romances temporalmente dispares mas historicamente paralelos, ter personagens carismáticas e pelas quais é difícil não gostar, ter uma (ou duas) femme fatale e também ter algumas tiradas geniais, vindas da boca de um sem-abrigo desavergonhado e inteligente, tudo isto passado em Barcelona, com o o 'bônus' (para mim, a principal vantagem deste livro) de toda a trama se desenrolar em torno do poder dos livros…


O final é muito bom e a explicação de todas as situações extremamente coerente. Um livro que me deixou 'preso' desde o primeiro parágrafo, eu recomendo! O autor não é muito conhecido, mas o livro 'compensa' isso...Este é um dos poucos livros não-vampirescos e não-romances de ficção que li inteiro nos últimos 4 anos e meio e gostei! #Recomendo :)

0 comentários: