Parabéns, Machado de Assis!

Hoje, dia 21 de junho, é aniversário daquele que foi o maior escritor da história da literatura brasileira, e com certeza, um dos maiores da literatura mundial: Machado de Assis.

Joaquim Maria Machado de Assis, nasceu no Rio de Janeiro, no dia 21 de junho de 1839, e morreu também no Rio de Janeiro, no dia 29 de setembro de 1908, aos 69 anos. Foi considerado por muitos (inclusive por este que vos escreve) o maior escritor da história da literatura brasileira, e, um dos maiores da literatura mundial, ao lado de Dante, Shakespeare e Camões.

Escreveu em praticamente todos os gêneros literários, sendo poeta, romancista, cronista, dramaturgo, contista, folhetinista, jornalista, e crítico literário. Na sua época, foi testemunha ocular da mudança do sistema político no Brasil, do império para à república. Inclusive, foi um grande comentador e relator das mudanças político-sociais da época.

É considerado o introdutor do Realismo no Brasil, com a publicação de Memórias Póstumas de Brás Cubas, em 1881. Influenciou varios escritores, tais como: Olavo Bilac, Lima Barreto, Drummond de Andrade e John Barth. Sua obra é extensa e composta por: 9 romances e peças teatrais, 200 contos, 5 coletâneas de poemas e sonetos, e mais de 600 crônicas.

Parabéns, Machado de Assis! Você estará eternamente presente nos fãs da literatura e daqueles que gostam de ler bons livros!

1 comentários:

Ni Portela disse...

Então parabéns para ele né! Hahahaha! Este ano lí Memórias Póstumas de Brás Cubas... Hm digamos que a experiência foi boa e que pretendo ler mais livros dele, mas de fato é muito diferente do que os romances que estamos acostumados a ler, linguagem fácil, rápida, e muitas vezes sem muitos "enigmas de escrita" sabe?